Imunologia e Gerenciamento de Resíduos

Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde em laboratórios clínicos no município de Jataí, Goiás.

RESUMO

Esse projeto tem o objetivo de descrever o processo de gerenciamento dos RSS em laboratórios clínicos no Município de Jataí, localizado no sudoeste do Estado de Goiás. Os dados sobre as etapas de segregação, acondicionamento, identificação, transporte interno, armazenamento interno, tratamento e transporte externo dos RSS serão coletados por meio de questionário semi-estruturado que os representantes das unidades de saúde (os sujeitos da pesquisa) deverão responder. A participação dos sujeitos será voluntária. O teste de diferença entre duas proporções, com nível de significância de 5% será utilizado na análise dos dados obtidos. Resultados esperados: a partir da descrição do processo de gerenciamento nos locais do estudo será possível contribuir para o planejamento de ações de controle e ou monitoramento do gerenciamento de RSS no Município.

Coordenadora: Ivanildes Solange da Costa Barcelos

Participantes:

Estudantes de Biomedicina

HELLEN STEPHANYE ROSA DE OLIVEIRA

THAIS DE ALENCAR BRAGA

MURILLO DUARTE SILVA

JULIANO ALVES DE LIMA

TALICIA DOS SANTOS SILVA

Soroprevalência da cisticercose humana no município de Jataí, Estado de Goiás, Brasil

RESUMO

A Cisticercose representa um problema de saúde pública nos países em desenvolvimento. A neurocisticercose (NC) é a principal causa de epilepsia na América Latina. Esse projeto tem os objetivos de analisar a prevalência sorológica de anticorpos IgG anti cisticercos de Taenia solium em amostras de soro de habitantes do município de Jataí e os fatores epidemiológicos relacionados com a soroprevalência.

Participantes:

Docentes:

ROSÂNGELA MARIA RODRIGUES – Biomedicina CAJ- UFG

VERA LUCIA DIAS DA SILVA FONTANA - Biomedicina CAJ-UFG

JÚLIA MARIA COSTA CRUZ – Medicina - Universidade Federal de Uberlândia, MG

Estudantes Biomedicina CAJ

MELISIA ADELAIDE CESÁRIO DA SILVA

KALINY XAVIER DA GUARDA (PIVIC)

Projeto financiado pela FAPEG