Curso de Biomedicina

Unidade Responsável:

Instituto de Ciências da Saúde

Forma de Ingresso:

Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação/INEP-SISU, que é realizado pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No caso de vagas remanescentes, visando o seu preenchimento, pode ocorrer a entrada por meio de editais específicos, para transferência interna,  externa e ex officio, para reingresso, portador de diploma de graduação, convênios ou acordos culturais, cortesia diplomática, mobilidade acadêmica nacional e internacional, conforme os artigos conforme regimento da graduação em vigor

Sistema de Seleção Unificada (Sisu); Transferência Facultativa; Transferência ex-ofício; Portador de Diploma e outras formas previstas nos termos do Regimento da UFJ.

Duração (integralização) mínima do curso:

Mínimo 08 semestres

Duração (integralização) máxima do curso:

Máximo 12 semestres

Número de vagas anuais:

Turno de oferta:

Integral

Número de entradas anuais:

1 (uma) com processo seletivo

Regime de matrícula:

Por disciplina

Periodicidade:

Semestral

Carga Horária do Curso:

4.000 horas

HISTÓRICO

Em sua origem, o curso foi criado no Brasil com a designação de Ciências Biológicas - Modalidade Médica, regulamentado e reconhecido pelo decreto no 83.795 de 30 de julho de 1979 e Lei no 6.684 de 3 de setembro de 1979. Posteriormente, em 1983, o curso com a designação que permanece até a atualidade, Biomedicina, foi criado através do Decreto Federal nº 88.439. Na Universidade Federal de Goiás - UFG, o curso de Biomedicina foi criado em janeiro de 2003 em substituição à Modalidade Médica do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, por meio da Resolução CONSUNI nº 03/2003.

Em Jataí, o curso de Biomedicina foi criado a partir do curso ofertado no campus da UFG em Goiânia (Resolução CONSUNI no 14/2006). Inicialmente, o curso seguiu integralmente o Plano Político Pedagógico da UFG em Goiânia. Porém, com o credenciamento dos campi fora de sede (Parecer CES 82/2007) e autorização de abertura de turma no campus Jataí (Portaria 898 de 13 de setembro de 2007), gradativamente foi constatada a necessidade de adequação e reformulação do Plano Pedagógico inicialmente adotado. Assim, em 2011 passou a vigorar o novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Biomedicina da UFG – Regional Jataí, elaborado pelo Núcleo Docente Estruturante e colegiado do Curso de Biomedicina em continuidade ao trabalho iniciado pelos docentes do curso de Ciências Biológicas.

Desse modo, a partir da implantação do novo PPC, o curso de Biomedicina em Jataí passou a oferecer 40 vagas anuais com duração mínima de quatro anos (oito semestres) em período integral, com uma carga horária total de 3.984 horas (Resolução CNE/CES  n° 4, de 6 de abril de 2009), das quais 3420 horas correspondiam a disciplinas obrigatórias de núcleo comum e específico da profissão (incluindo Estágio Supervisionado), 200 horas correspondiam a disciplinas de núcleo livre, 204 horas a disciplinas optativas e 160 horas a atividades complementares. No último ano, o aluno deveria cumprir, ao menos, 700 horas de Estágio Supervisionado e também elaborar uma monografia como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em uma área de sua escolha e sob orientação de um docente pesquisador.

É importante mencionar que ao longo dos últimos anos, iniciou-se o desmembramento do Campus Jataí da UFG que culminou, após aprovação da Lei nº. 13.635, de 20 de março de 2018, na criação da Universidade Federal de Jataí e composição de uma nova equipe gestora. Após o desmembramento, o curso de Biomedicina encontra-se alocado na Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde UFJ, a qual é composta pelos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física (licenciatura e bacharelado) e Medicina (Resolução - Consuni Nº 21R/2014). Tratando-se de um processo com tramitação longa, a UFJ ainda se encontra sob a tutela da UFG até que se conclua a construção de um Estatuto e Regimento próprios. Dessa maneira, a reformulação do PPC, iniciada em 2018, vem sendo feita em conformidade com a tramitação burocrática do desmembramento e todas as repercussões que advêm desse processo. Este acontecimento, simultâneo à constatação de mudanças no mercado de trabalho profissional no País, impulsionaram a construção deste projeto, a fim de atender às necessidades regionais face às mudanças no cenário político, econômico e social.

Objetivo Geral

Formar profissionais generalistas, críticos e empreendedores com capacitação técnico científica para atuarem na preservação e manutenção da saúde da população, considerando a integração das diferentes áreas da saúde e em consonância com as habilitações biomédicas.

Objetivos Específicos

Contribuir na formação do Biomédico para que possa formular, gerir, elaborar e executar estudos, projetos ou pesquisa científica nos vários setores das áreas biológica, médica e paramédica, bem como naqueles relacionados à preservação, saneamento e melhoria do meio ambiente e saúde humana, executando direta ou indiretamente atividades resultantes desses trabalhos;

Capacitar o egresso para exercer atividades de ensino nos respectivos níveis de competência junto à comunidade, realizar perícias, emitir e assinar laudos técnicos e pareceres.