Atlas Virtual de Hematologia

Click na imagem!

Coordenador(a): Profª. Drª. Martha Ribeiro Bonilha

Vice-Coordenador(a): Prof.(a)  Drª. Christiane Ricaldoni Giviziez

Resumo: Este projeto visa a construção de um Atlas Virtual de Hematologia composto de células sanguíneas fotografadas de lâminas coradas e visualizadas em microscopia óptica. As fotos serão obtidas por professores, técnicos e graduandos do curso de Biomedicina da UFG/REJ, que também farão a seleção, edição e inserção das mesmas no Atlas, juntamente com texto complementar. O público alvo deste projeto de extensão serão os acadêmicos, professores e profissionais da saúde, além de qualquer pessoa interessada no tema.

Justificativa: A carga horária de aulas práticas nem sempre supre a necessidade de tempo dedicado à microscopia para que
os alunos da graduação que estudam as células sanguíneas possam assimilar suas características e, assim, identificá-las de forma correta em esfregaços sanguíneos corados. A possibilidade de poder acessar o Atlas Virtual de Hematologia permitirá que cada discente tenha o tempo que precisar para observar e captar detalhes células, favorecendo o processo ensino-aprendizagem. Os graduandos participantes do projeto terão a oportunidade a aprofundar e consolidar seus conhecimentos ao selecionarem campos a serem fotografados e ao buscarem nos livros texto material adequado para legendar e complementar informações relativas às fotos das células inseridas no Atlas. Os professores em geral, poderão contar com mais este recurso para favorecer o aprendizado dos alunos no que diz respeito às características das células sanguíneas visualizadas em microscópio óptico.

Acesse o Atlas Hematológico!