Artigo

TCC de egressa do Curso de Biomedicina da Regional Jataí da UFG é publicado em revista científica internacional

O trabalho de conclusão de curso de Jéssica Nathalia Soares Oliveira, egressa do Curso de Biomedicina da Reginal Jataí da UFG, intitulado Knowledge, perceptions and use of generic drugs: a cross sectional study (Conhecimento, percepções e uso dos medicamentos genéricos: um estudo tranversal) foi publicado em revista científica internacional. No trabalho, a estudante investigou o conhecimento, percepções e utilização de medicamentos genéricos na população brasileira. De acordo com o Prof. Claudio Andre Barbosa de Lira, orientador do estudo, o trabalho tinha como objetivo principal avaliar se, após quase 15 anos da promulgação dos medicamentos genéricos no Brasil, o conhecimento e nível de utilização desse tipo de medicamentos eram diferentes quando comparados com a época do início da comercialização dos medicamentos genéricos. No início da comercialização dos genéricos, muitos tinham preconceito e não acreditavam na eficácia farmacológica desses medicamentos e, portanto, não aceitavam a troca dos medicamentos de marca pelos medicamentos genéricos (a despeito do menor custo destes últimos), aponta o professor. O estudo encontrou que a população brasileira possui um bom conhecimento e utilização dos medicamentos genéricos e que este resultado, possivelmente, é decorrente das campanhas de conscientização que foram desenvolvidas pelo governo brasileiro e pela indústria farmacêutica.

O estudo foi publicado na Einstein (São Paulo), revista indexada na base de dados Medline, e teve a colaboração de professores da Universidade Federal de São Paulo e Universidade Federal do Espírito Santo e pode ser acessado integralmente no link http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25295444