Colegiado do Curso de Biomedicina discute situação de apoio a discentes com vulnerabilidade
A psicopedagoga Institucional Érica Yamauchi Torres foi convidada pelo coordenador do curso de biomedicina, Prof. Dr. Daniel Beretta, para participar da Reunião do colegiado ocorrida no dia 06 de Setembro de 2024, para apresentar uma palestra sobre os atendimentos psicopedagógicos realizados pela sua equipe na UFJ, especialmente aqueles relacionados aos discentes do curso de biomedicina.
Uma das preocupações do corpo docente do curso de Biomedicina tem sido como enfrentar e apoiar de maneira mais efetiva e pró ativa os discentes do curso que apresentem algum tipo de dificuldade de aprendizagem, sentimento de exclução por algum motivo ou situação de vulnerabilidade.
Durante a reunião do colegiado, a psicopedagoga Érica Yamauchi Torres apresentou dados referentes a frequência de atendimentos de estudantes do curso, que está dentro da média em comparação com os demais cursos da UFJ e informou que os serviços prestados por sua equipe visa o atendimento de estudantes em condição de inclusão, avaliação de habilidades/dificuldades, análise de necessidade de adaptação curricular, auxílio psicoafetivo, orientação sobre técnicas de estudos e organização de rotina acadêmica. Todos esse fatores podem interferir com o desenvolvimento acadêmico e a permanência do estudante na Universidade. Foi discutido as diferentes maneiras de lidar com a situação, uma vez que ela é identificada e o fluxo a ser seguido em cada caso.
Os docentes do curso de Biomedicina agradecem a disponibilidade e atenção da psicopedadoga Érica pelos esclarecimento das dúvidas e por compartilhar os seus valiosos conhecimentos sobre como atuar para minimizar os problemas de dificuldade de aprendizagem que tem se tornado cada vez mais frequente não apenas na UFJ mas no cenário nacional das Instituições de ensino.